Sondagem à Percussão

A sondagem a percussão consiste em um método de investigação do solo de elevada importância no ramo geotécnico. Sua utilização é de suma importância para determinar as condições de resistência a penetração do solo e informações preliminares sobre o seu comportamento perante à movimentos de massa. A realização de sondagens SPT é comum para a coleta de informações para o cálculo de fundações de estruturas civis, sejam casas, prédios, barracões, torres de alta tensão, entre outras.

Se tratando do início do ensaio, primeiramente é realizado um avanço por meio de lavagem ou a trado e após, crava-se um amostrador para a medida de índices de resistência à penetração, obtenção de amostras, determinação do nível d´água.

A sondagem deve ser iniciada após uma limpeza do local, retirando do ambiente raízes, vegetação rasteira ou qualquer objeto que impeça o desenvolvimento do furo a trado ou fixação dos pés da escada ou do tripé.

A sondagem deve ser iniciada após uma limpeza do local, retirando do ambiente raízes, vegetação rasteira ou qualquer objeto que impeça o desenvolvimento do furo a trado ou fixação dos pés da escada ou do tripé.

No local da sondagem é necessária a cravação de um piquete e uma estaca, a fim de identificar o serviço realizado. Tais marcações servirão como referência para medidas de profundidade e amarração topográfica.   A sondagem deve ser iniciada a trado concha, e se estender a profundidade de 1m ou de acordo com a especificação da Fiscalização.

Realizado a cravação à percussão com o martelo caindo livremente sobre a/as haste/s e anotadas as quantidades de batidas e a penetração em centímetros realizadas nos 15, 30 e 45cm do ensaio, após, retirasse o barrilhete amostrador através de um moitão ou talha. Retirada as amostras do interior do barrilhete amostrador, posiciona-se o barrilhete na cota alcançada na última cravação, marca-se 55cm na porção externa da haste que está dentro do furo e realiza-se sucessivos golpes do martelo a percussão até atingir a marca realizada.

Os critérios de paralisação do ensaio são amparados pela NBR6484, considerando o número excessivos de batidas no martelo de percussão para um avanço mínimo de perfuração.

Diversas são as técnicas e ensaios e realizados no ramo geotécnico para determinar liquefação do solo, compacidade, grau de alteração, permeabilidade entre vários outros. Dentre eles à sondagem a percussão é um método de investigação de custo relativamente baixo, simples e garantem dados, mesmo que preliminares, suficientes para uma interpretação do comportamento do solo de maneira fidedigna e sucinta.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Rua Aldo Russo, 605
Jardim Brasil - CEP: 18.405-205
Itapeva / SP
Inscreva-se na nossa newsleter e fique por dentro dos assuntos mais relevantes do setor.

© Chiavini & Santos. Todos os direitos Reservados. Powered by Next4.