Uma pesquisa mineral é a fase inicial de um projeto de mineração em que se investigam as características geológicas de uma área para verificar se há ocorrência de minerais de interesse, em quantidade e qualidade suficientes para justificar a lavra (extração).
Ela é regulamentada no Brasil pelo Código de Mineração e, normalmente, é feita por meio de um Alvará de Pesquisa concedido pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
De forma simplificada, é como “investigar” se o subsolo realmente guarda um recurso econômico — e se vale a pena explorá-lo.
Após os trabalhos de pesquisa, chega-se o momento de apresentar o Relatório Final de Pesquisa – RFP.
O Relatório Final de Pesquisa (RFP) é o documento técnico que encerra a fase de pesquisa mineral no Brasil e apresenta, à Agência Nacional de Mineração (ANM), todos os resultados obtidos nos trabalhos de campo, laboratório e análise realizados durante o prazo do Alvará de Pesquisa.
Ele é obrigatório e serve para que a ANM avalie se a área pesquisada realmente possui potencial para passar à fase seguinte, que é o requerimento de lavra ou outro aproveitamento.