Permissão de Lavra Garimpeira – PLG

O que é a Permissão de Lavra Garimpeira?

A lavra garimpeira é um regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral, ou seja, não precisam ser beneficiados. Na maioria dos casos, devido ao pequeno volume e distribuição irregular, não justifica investimento em trabalhos de pesquisa mineral. 

A PLG pode ser requerida por brasileiros, pessoa física ou firma individual e cooperativa de garimpeiros. 

A permissão de lavra garimpeira é concedida pelo prazo de até cinco anos, sempre renovável por mais cinco, a critério da ANM. A área não poderá exceder 50 (cinquenta) hectares, exceto quando outorgada a cooperativa de garimpeiros, 1.000 (mil) hectares.

Quais substâncias podem ser extraídas nesse regime?

São considerados minerais garimpáveis que se enquadram nesse regime: ouro, diamante, cassiterita, columbita, tantalita, volframita, nas formas aluvionar, eluvional e coluvial, scheelita, demais gemas, rutilo, quartzo, berilo, muscovita, espodumênio, lepidolita, feldspato, mica e outros tipos de ocorrência que vierem a ser indicados a critério da ANM.

Qual o valor para realizar o requerimento de PLG?

O requerimento é realizado via Protocolo Digital e o valor estimado é de R$195,85 por processo minerário. 

Outros custos relacionados a esse requerimento variam de acordo com o profissional ou consultoria técnica que acompanha cada etapa, que faz a ART, providencia os documentos necessários, etc.

Etapas para obtenção da Permissão de Lavra Garimpeira

  1. Realizar o Requerimento Eletrônico: O preenchimento do requerimento é o primeiro passo para o usuário/cidadão realizar a sua solicitação: acesse nesse link.
  2. Realizar o pagamento da taxa: Após realizar o requerimento, o minerador deverá emitir boleto para pagamento na rede bancária. O valor estimado é de R$195,85 por processo: acesse nesse link.
  3. O usuário cadastrado no gov.br acessa o Protocolo Digital da ANM (acesse nesse link) e protocoliza o requerimento e os documentos exigidos nessa etapa. São eles:
  • Memorial Descritivo da Área
  • Planta de Situação
  • Planta de Detalhe
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
  • Assentimento de órgão público
  • Comprovante de nacionalidade brasileira
  • Comprovante de registro da sociedade no Órgão de Registro do Comércio e Atos societários, caso seja cooperativa ou firma individual.
  • Prova de recolhimento de emolumentos
  • Requerimento

É necessário providenciar a Licença Ambiental?

Sim. A outorga da permissão de lavra garimpeira ficará condicionada à apresentação da licença ambiental emitida pelo órgão ambiental competente.

O minerador deverá comprovar à ANM, no prazo de até 60 (sessenta) dias contados do recebimento da Declaração de Aptidão, que ingressou com o requerimento de licenciamento ambiental, dispensada qualquer exigência por parte da ANM, sob pena de indeferimento do requerimento de lavra garimpeira.

Pontos de atenção:

  • É necessário verificar se a área está livre, se outros mineradores estão atuando na região de interesse ou se possuem a posse do título minerário. Essa análise pode ser realizada junto a uma empresa de consultoria;
  • É importante verificar se o processo minerário de interesse está localizado em áreas de uso ambiental ou em áreas de bloqueio, por exemplo: terras indígenas, gasodutos, linhas de transmissão, hidrelétricas, reserva extrativista, caverna, sítio paleontológico, conselho nuclear, sítios arqueológicos, área militar, unidade de conservação integral e países limítrofes. Nestes casos, obter o título minerário pode ser um pouco mais complicado, sendo necessário realizar algumas etapas a mais;
  • É importante verificar se a área faz fronteira com outro país;

A realização de trabalhos de lavra em áreas de conservação dependerá de prévia autorização do órgão ambiental competente;

Sobre os casos citados acima, mais informações podem ser consultadas nesse link.

Caso queira saber mais sobre a Permissão de Lavra Garimpeira, conte com o nosso time. Temos uma equipe especializada para atender você!

Referências

Portal da Outorga. http://outorga.dnpm.gov.br/SitePages/Regimes%20PLG.aspx#G1.

Obter permissão de Lavra Garimpeira. https://www.gov.br/pt-br/servicos/requerer-permissao-de-lavra-garimpeira.