O QUE É O PAIPA E RAIPA?

Você minerador, com certeza já ouviu falar do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico e no Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, mas você sabe para que ele serve?

O Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA) é a produção do projeto que tem como objetivo avaliar o quanto e como o empreendimento afetará os sítios arqueológicos localizados na área do empreendimento.

Após os estudos em campo, é elaborado um Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA) que propõe as ações de prevenção a serem aplicadas posteriormente.

 

QUANDO SÃO NECESSÁRIOS A APRESENTAÇÃO DO PAIPA E RAIPA?

Segundo o portal do IPHAN são necessários quando o empreendimento é caracterizado em Nível III, conforme esquema abaixo:

 

Fonte: IPHAN

 

Para ter êxito no seu licenciamento, são necessários projetos minuciosos e muito bem elaborados/montados, que atendam todos os requisitos exigidos pelos órgãos. Temos uma equipe extremamente qualificada e experiente no assunto, pronta para lhe proporcionar excelentes resultados!

A Chiavini & Santos possui corpo técnico especializado para atendimento de todas etapas de seu empreendimento, entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar, através do telefone (15) 3521-2699 ou pelo e-mail contato@chiaviniesantos.com.