Laudo de Caracterização de Vegetação – O Que é e Para Que Serve?

O Laudo de Caracterização de Vegetação é uma ferramenta de suma importância para identificar a vegetação nativa presente no local do empreendimento. O laudo abrange informações sobre bioma, fitoecologia, estágio sucessional, espécies ameaçadas, entre outras.

Em consonância com o impacto do empreendimento, o Laudo de Caracterização de Vegetação visa clarificar quantas árvores nativas serão alvo de corte e/ou qual o estágio sucessional do fragmento objeto da supressão.

Com base no conjunto de informações obtidas – atrelada às legislações vigentes – é possível calcular a compensação necessária em resposta ao impacto, e angariar a autorização florestal para o corte e/ou supressão de vegetação nativa.

Todos os procedimentos supracitados, irão embasar o licenciamento ambiental do empreendimento, garantindo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente. Em outras palavras, o impacto nos recursos florestais irá estruturar as questões ambientais do empreendimento.

Para que este equilíbrio ocorra, o processo de licenciamento contempla três fases distintas, a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO), sendo cada uma delas exigida em diferentes situações.

A Licença Prévia age como um alicerce para a edificação de todo o empreendimento, é a etapa inicial do licenciamento, em que o órgão licenciador avalia a localização e a concepção do empreendimento, atestando a sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos para as próximas fases. A instalação do empreendimento – fixada pela Licença de instalação – só será emitida se todas as ações aos impactos florestais estiverem de acordo com as legislações ambientes vigentes. Desse modo, a operação do empreendimento – sancionada pela licença de operação – ocorrerá em equilíbrio com os recursos florestais, pois o licenciamento ambiental visa – entre outros aspectos – o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Desta forma, para que o empreendimento seja regularizado em conformidade com as legislações ambientais vigentes e em tempo hábil, é imprescindível uma empresa idônea, capaz de atender com excelência todos os procedimentos decorrentes do processo de licenciamento, nesse contexto se insere a Chiavini e Santos, empresa que dispõe de equipe multidisciplinar e qualificada para atender às demandas provenientes de um mercado cada vez mais exigente.

Entre em contato através do e-mail contato@chiaviniesantos.com ou pelo telefone (15) 3521-2699.