A importância do Estudo Geotécnico

O estudo geotécnico representa a otimização do projeto de lavra, gerando menores gastos com as operações minerais, amenizando riscos aos trabalhadores e prevenindo paralisações nas operações minerais. A análise da estabilidade dos taludes de uma cava de mineração a céu aberto, por exemplo, orienta a determinação da geometria da escavação para o acesso ao minério com mais segurança.

O levantamento geotécnico visa dividir a mina em setores, indicando grau de alteração e resistência das rochas, que variam ao longo do tempo de operação do empreendimento, assim como falhas geológicas e fraturas que interferem na estabilidade da mina. Este tipo de pesquisa também busca levantar dados como declividade do terreno, sistema de drenagens, índice pluviométrico, nível do aquífero, dados sobre o solo, rocha fresca ou alterada, para que obras de engenharia como rampas, taludes, pilha de bota fora e barragens sejam realizadas da forma mais adequada e segura.

Investir em estudos geotécnicos significa obter dados para o melhor dimensionamento da cava e melhor aproveitamento econômico da mina. Por isso, é importante a execução de sondagens geotécnicas, ensaios geotécnicos, instrumentação e mapeamento geomecânico e estrutural.

A Chiavini & Santos possui equipe técnica capacitada e apta para atender a sua demanda. Entre em contato e solicite um orçamento.