C&S investe em tecnologia para aperfeiçoar serviços de geoinformação

Drones auxiliam em demandas de geoprocessamento e topografia com mais precisão e agilidade na obtenção de dados

O drone é o novo aliado da Chiavini & Santos na execução de estudos e de projetos que requerem dados de geoinformação. A empresa que presta consultoria técnica em mineração e meio ambiente a empresas mineradoras de todo país, conta agora com o reforço da tecnologia para alcançar resultados ainda mais precisos e com maior agilidade. O equipamento consiste em uma pequena aeronave não tripulada, com câmeras de alta qualidade que podem fotografar ou filmar enquanto sobrevoam áreas determinadas.

Para Josué Santos, diretor técnico da C&S, o investimento vai auxiliar, principalmente, os serviços relacionados ao geoprocessamento e a topografia. A Chiavini & Santos atua com a realização de estudos e levantamentos topobatimétrico, mapeamento cadastral e confecção de mapas para estudo e planejamento, regularização de propriedades, cálculos de volumes, interpretação e classificação de foto e imagem, entre outros serviços que serão facilitados com o uso do drone.

“Temos orgulho de afirmar que a Chiavini & Santos é uma empresa completa, que conta com equipe capacitada, conhecimento técnico sobre as burocracias da mineração e que possui tecnologia de ponta, compatível com as necessidades dos nossos clientes”, destaca o diretor. Para Josué, o investimento em tecnologia proporciona ainda mais agilidade, qualidade aos serviços prestados e segurança aos clientes.

Josué explica ainda que a agilidade das ações é uma importante vantagem do investimento. “Sem o auxílio do drone, o trabalho é feito por caminhamento, utilizando o GPS, com aquisição de imagens de satélite que pode demorar dias. Também pode ser feito com auxílio de imagens obtidas no Google, o que não nos permite visualizar a situação da área em tempo real. Muitas vezes essas imagens são de dois ou três anos atrás. O drone nos garante uma melhor visão de toda área a ser analisada, com riqueza de detalhes e com agilidade”, resume o empresário.