Monitoramento da Qualidade do Ar em Empreendimentos Minerários.

Foto 01 – Calibração do Hi-Vol e amostras obtidas (Fonte: Chiavini & Santos).

Sabe-se que um dos principais impactos ao meio ambiente gerados pelas minerações ocorre através da alteração da qualidade do ar, devido às atividades de extração e beneficiamento mineral. É importante lembrar que a poluição do ar em um ambiente de trabalho ao ar livre pode afetar mais do que apenas a saúde dos trabalhadores, ela também pode afetar os ecossistemas e a biodiversidade locais, além disso, o ar contaminado pode causar danos nos materiais de construção, prejudicar florestas saudáveis e reduzir a safra agrícola.

Por esse motivo existe a Resolução CONAMA nº 3, de 28 de junho de 1990, que dispõe sobre os padrões de qualidade do ar. No caso das minerações é necessário quantificar a concentração total de material particulado em suspensão quando se trata de um Licenciamento Ambiental de significativo impacto, onde um Estudo de Impactos Ambientais (EIA) é requerido.

Essa quantificação se dá por meio de amostragens utilizando os métodos preconizados na norma técnica ABNT NBR 9547:1997. O equipamento utilizado para coletar as amostras é denominado Amostrador de Grande Volume ou Hi-Vol, que após ser calibrado deve ficar ligado durante 24 horas (com uma hora de tolerância para mais ou para menos) fazendo a coleta do ar no ponto escolhido por meio de sucção. Durante esse processo as partículas em suspensão no ar que foram succionadas ficam retidas em um filtro. Esse filtro é pesado antes e após a amostragem em uma balança de precisão e a diferença entre o peso dos filtros determina a quantidade de material particulado em suspensão, que deve estar abaixo dos valores limite estabelecidos pelo Art. 3º da Resolução CONAMA 03/1990.

Caso os limites sejam superiores é necessário realizar algumas medidas mitigadoras, como por exemplo diminuir o limite de velocidade dos veículos utilizados na mineração, fazer a umectação diárias das vias de acesso e realizar o enlonamento das cargas a fim de evitar o desprendimento das partículas durante o transporte.

Caso tenha interesse em realizar um estudo sobre a qualidade do ar em seu empreendimento, a equipe da Chiavini & Santos está preparada para te auxiliar. Entre já em contato conosco pelo telefone (15) 3521-2699 ou e-mail contato@chiaviniesantos.com e peça seu orçamento!