Medição de Ruídos Ambientais

Uma das condicionantes mais comuns solicitada pela CETESB para empreendimentos em geral, são as medições de ruídos. Tais medições objetivam-se em verificar a quantidade de ruídos emitida pelo empreendimento e avaliar se os parâmetros estão de acordo com a legislação vigente.

O intuito dessas medições, é garantir que a população, os empreendimentos e estruturas vizinhas, recebam o menor impacto possível advindo dos ruídos emitidos pelo empreendimento e, caso estes estejam em desacordo com a legislação, sejam implantadas medidas mitigadora para impedir que quantidades excedentes de ruídos cheguem até o receptor.

As medições dos níveis de ruídos, assim como os padrões máximos de emissão aceitos por Lei, são definidos pela Norma ABNT NBR 10.151:2000 (Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento).

Para caracterizar o ruído de um determinado ambiente submetido a diferentes níveis de emissão, utiliza-se um decibelímetro devidamente calibrado e regulado para captação das frequências sonoras.

 

Engenheiro Ambiental Roberto Penteado calibrando o Decibelímetro.
Instalação do equipamento para início da utilização.
Equipamento devidamente instalado e pronto para captação dos ruídos do ambiente.

 

 

 

 

 

 

Com base nos resultados, a laudo acústico é feito por um profissional com especialidade na área de acústica. Este profissional emite um parecer técnico que comprova e declara que o estabelecimento atende às leis quanto aos parâmetros de incomodidade relativos à emissão de ruído.Os resultados são avaliados de acordo com a Norma ABNT NBR 10.151:2000, que estabelece os níveis máximos e critérios de avaliação de ruídos para ambientes externos. Os valores limites aceitos pela legislação são definidos pela ABNT NBR 10.151:2000, conforme abaixo:

 

Quadro 01 – Níveis de ruído limites em ambientes externos.

Tipos de áreas Diurno Noturno
Áreas de sítios e fazendas 40 35
Área estritamente residencial urbana, hospitais ou escolas 50 45
Área mista, predominantemente residencial 55 50
Área mista, com vocação comercial e administrativa 60 55
Área mista, com vocação recreacional 65 55
Área predominantemente industrial 70 60

 

Fonte: ABNT NBR 10.151:2000

 

Dessa maneira, a Chiavini & Santos, por meio de sua equipe especializada e equipamentos de última geração, oferece medições de ruídos ambientais a fim de cumprir as condicionantes ambientais e propor as melhores soluções técnicas e tecnológicas para o controle de ruídos do seu empreendimento.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas ou solicitar um orçamento, pelos canais:

Telefone: (15) 3521-2699 ou pelo e-mail: projetos@chiaviniesantos.com.