Dia mundial do Meio Ambiente e Ecologia e Semana Nacional do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia são comemorados anualmente em 5 de junho, e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e criar debates e reflexões sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta, ou enfrentará se negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Neste ano (2023), o anfitrião do dia Mundial do Meio Ambiente é a República de Côte d'Ivoire em parceria com os Países Baixos, marcando o 50º aniversário do evento. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias. No Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, destacam-se as soluções para a poluição plástica.

A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, desde 1981, a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.  A Semana Nacional do Meio Ambiente é realizada na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o "Dia Mundial do Meio Ambiente".

Em 2012, foi sancionada a Lei 12.633, de 14 de maio de 2012, que estabelece o dia 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental.

A Chiavini & Santos apoia e contribui com a preservação ambiental, propondo trabalhos e soluções a nossos clientes, de forma a reduzir os impactos ao meio ambiente, de forma consciente e sustentável!

-
Fontes:
https://www.worldenvironmentday.global/pt-br; e,
FURG - Universidade Federal do Rio Grande.