Medição da Qualidade do Ar.

Uma condicionante amplamente solicitada pelos órgãos fiscalizadores e reguladores (por exemplo a CETESB) para empreendimentos minerários, é a avaliação e monitoramento de emissões atmosféricas. Tais medições objetivam-se em verificar a qualidade do ar no entorno do empreendimento e avaliar se os parâmetros estão de acordo com a legislação vigente.

O intuito dessas medições, é garantir que a população, os empreendimentos e estruturas vizinhas, recebam o menor impacto possível advindo das emissões de particulados do empreendimento e, caso estes estejam em desacordo com a legislação, sejam implantadas as devidas medidas mitigadoras para impedir que quantidades de emissões excedentes cheguem até o receptor.

Os limites para particulados presentes na atmosfera são definidos pela Norma ABNT NBR 9.547:1997, ao passo que os padrões máximos aceitos por lei, são fixados pela Resolução CONAMA 491 de 19 de novembro de 2018.

Para dimensionamento da quantidade de particulado em um determinado ambiente, utiliza-se um amostrador de grande volume (Hi-Vol) devidamente calibrado e regulado para avaliação do ambiente, conforme o que preconiza a Norma ABNT NBR 9.547:1997.

Com base nos resultados, o laudo de emissões é feito por um profissional devidamente habilitado. Este profissional emite um parecer técnico que comprova e declara que o estabelecimento atende às leis quanto aos parâmetros de incomodidade relativos às emissões atmosféricas.

Os resultados são avaliados de acordo com a CONAMA 491/2018, que dispõe sobre padrões de qualidade do ar. Os valores limites aceitos por essa legislação são definidos, conforme disposto no quadro abaixo:

Quadro 01 – Limite máximo de emissões.

Fonte: CONAMA 491/2018

Dessa maneira, a Chiavini & Santos, por meio de sua equipe especializada e equipamentos de última geração, oferece medições da qualidade do ar a fim de cumprir as condicionantes ambientais e propor as melhores soluções técnicas e tecnológicas para o controle de particulados do seu empreendimento.

      

Nossa equipe técnica possui estrutura multidisciplinar e profissionais especializados em diagnóstico e avaliação de impactos, bem como expertise para proposta das melhores soluções voltadas a mitigação de tais impactos.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone: (15) 3521-2699 ou pelo e-mail: contato@chiaviniesantos.com.