Intervenções ambientais que necessitam de supressão (corte) de vegetação nativa, estão diretamente ligadas à necessidade de compensação ambiental, pois entende-se que quando o corte da vegetação é inevitável, se trata de um impacto impossível de ser minimizado, logo, deve ser compensado.
A compensação ambiental, dentre outras abordagens possíveis, é comumente realizada por meio do enriquecimento de áreas vegetadas através do plantio de espécies nativas da região.
O tamanho da área a ser destinada ao plantio, assim como a quantidade de mudas, deve ser dimensionado conforme o disposto na Resolução SMA n.º 07 de 20 de janeiro de 2017.
É importante ressaltar que, na maioria das vezes, o plantio de mudas nativas está ligado a um TCRA – Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, firmado junto à CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Conforme as regras estabelecidas pela legislação vigente, o plantio de mudas objetivando a compensação ambiental, deve levar em consideração as espécies nativas existentes na área. Dessa forma, o enriquecimento vegetal deve seguir os mesmos padrões da vegetação nativa com a finalidade de manter o equilíbrio no ecossistema a ser enriquecido/recuperado.
Dessa maneira, a Chiavini & Santos oferece serviços voltados à caracterização da vegetação local, elaboração do plano de trabalho voltado à restauração ecológica, bem como o fornecimento de mudas e insumos para o plantio em áreas destinadas ao enriquecimento ou à compensação ambiental.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe técnica pelo e-mail projetos@chiaviniesantos.com ou pelo telefone (15) 3521-2699.