Setor minerário faz investimento inédito no Brasil.

Partindo de uma iniciativa da mineradora Ferrous Resources do Brasil, fundada em 2007, o projeto denominado Mining Hub, ou simplesmente Hub da Mineração, se trata de um investimento inédito no mercado minerário brasileiro. A iniciativa tem por finalidade a união de renomadas empresas do setor para trabalhar de maneira conjunta visando financiar o desenvolvimento de soluções estratégicas e operacionais que favoreça a todas as empresas concomitantemente.

 

O Mining Hub foi inaugurado em Belo Horizonte na última quinta-feira, 22 de novembro de 2018, por meio de uma parceria com a WeWork, considerada a maior rede de espaços de trabalho do mundo. O projeto irá ocupar um dos seis andares do prédio da WeWork situado na Savassi, região nobre da capital mineira.

 

Segundo o Portal da Mineração (2018), além da Ferrous, idealizadora do projeto, o investimento conta com a participação de empresas renomadas no mercado minerário, como: Anglo American, AngloGold Ashanti, Arcelor Mittal, CBMM, CSN, Gerdau, Kinross, Nexa, Samarco, Usiminas e Vale.

 

A proposta tem como objetivo principal, o investimento em start ups que receberão consultoria especializada em aceleração para empreendedores, mediada pela Neo Ventures, uma empresa com considerável experiência em fomento de programas voltado à inovação e aceleração para instituições de seguimentos diversos.

 

As áreas de interesse do Hub da Mineração são: segurança operacional, segurança e saúde ocupacional, gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, energias alternativas e eficiência operacional.

 

Estima-se que os investimentos girem em torno de 5,8 milhões de reais.

 

O programa conta ainda com o apoio do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, que se posicionou por meio de seu diretor-presidente, Walter Alvarenga, afirmando que a iniciativa possui potencial para gerar muitos negócios e oportunidades para profissionais e empresas ligados à tecnologia e à inovação. Walter afirma ainda que devido ao potencial do Mining Hub, e a importância da inovação para o setor mineral, sobretudo no Estado de Minas Gerais, onde a mineração é o maior seguimento econômico, o IBRAM de Belo Horizonte irá transferir seu escritório para o ambiente do Mining (Portal da Mineração, 2018).

 

Espera-se que a iniciativa fomente novos negócios relacionados ao setor minerário e seja um impulsionador para aplicação de novas tecnologias e alternativas voltadas aos processos produtivos, às medidas de controle ambiental e saúde ocupacional.

 

O Mining Hub possui um grande potencial para que o Brasil se torne cada vez mais, referência no mercado minerário através de tecnologias inovadoras.

 

Este artigo foi elaborado por Marlon Silva, biólogo e consultor técnico na Chiavini & Santos Mineração e Meio Ambiente.

 

Marlon Silva, biólogo e consultor técnico na Chiavini & Santos.

Fonte: Portal da Mineração