Quero iniciar a exploração de minérios. E agora?

Quem quer iniciar a atividade de exploração mineral precisa, antes de qualquer coisa, realizar um trabalho de pesquisa que vai indicar quais as condições da área, qualidade e quantidade dos recursos minerais disponíveis para a lavra. Essa pesquisa também precisa ser autorizada previamente pela União, por meio do Requerimento frente à ANM – Agência Nacional de Mineração.

É importante contar com uma equipe técnica capacitada e ética para iniciar o processo de verificação da área que será alvo de exploração, delimitar a área a ser pesquisada e desenvolver um plano de pesquisa. Nesses casos, é imprescindível que a área esteja livre e que não exista nenhum processo minerário onerando o local.

Ao decidir realizar a pesquisa mineral, o minerador poderá se deparar com vários fatores que podem facilitar ou dificultar o seu trabalho, dentre eles: pesquisa em área degradada, resistência do proprietário do solo, necessidade de adicionar ou alterar as sustâncias minerais pleiteadas, mudança de regime para licenciamento e possibilidade de pleitear a Guia de Utilização. A identificação prévia desses riscos e a tomadas das decisões corretas é que irão determinar o sucesso ou fracasso do projeto.

Conte com a Chiavini & Santos pra te ajudar a iniciar sua atividade de lavra. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!