Projeto de Restauração Ecológica em Ribeirão Branco é case de sucesso

Quando falamos em restauração, automaticamente pensamos em algo que precisa de reparo, ou seja, que foi danificado e precisa ser restaurado para que assim possa voltar a ser o que era anteriormente. Basicamente, a restauração ecológica parte deste mesmo princípio, pois é um processo em que há ação humana intencional, para o restabelecimento de um ecossistema que foi degradado ou destruído, com a meta de trazer a diversidade, estabelecendo comunidades.

Neste processo, o homem busca recuperar condições como vegetação, clima, flora, água, solo e micro-organismos, para imitar o que se tinha originalmente naquele local, melhorando e aumentando a integridade e saúde dele. Por exemplo, em áreas de mineração, para proteger o solo contra erosão; restauração de áreas ciliares aos rios, para evitar alagamentos, recuperar área de vegetação nativa, etc.

Em janeiro de 2020 iniciou-se um grande projeto no munícipio de Ribeirão Branco/SP, onde será feita a restauração ecológica de uma área de 5,046 ha, com o plantio de aproximadamente 8.500 mudas nativas da região. Este projeto procedeu-se de um Auto de Infração Ambiental, onde ocorreu por supressão de vegetação nativa em estágio médio de regeneração e pelo corte de vegetação de sub-bosque, ambos fora de APP – Área de Preservação Permanente.

A primeira etapa no processo de restauração de uma área degradada é o conhecimento prévio da situação da mesma ou um diagnóstico situacional da área. É importante que nesse diagnóstico sejam reconhecidos os possíveis fatores de degradação para que estes sejam isolados da área, assim como diversos outros indicadores, com destaque para o potencial de auto recuperação do ecossistema, visando a definição das ações de restauração com o melhor custo-benefício (The Nature Conservancy, 2016).

Este projeto contou com a assessoria técnica da empresa Chiavini & Santos Mineração e Meio Ambiente, uma empresa brasileira fundada com o propósito de atender à demanda de um mercado cada vez mais exigente nas aplicações da engenharia integrada ao meio ambiente. Realiza estudos e projetos propondo soluções técnicas, econômicas e socioambientais para os empreendimentos de seus clientes, com uma equipe técnica e parceiros profissionais qualificados atuando em assessoria, consultoria, coordenação, elaboração de projetos e gerenciamento nas áreas de mineração e meio ambiente. Entre em contato conosco!