Diversificação e desenvolvimento do Setor Mineral voltado para a Indústria de Transformação e Tecnologia
A maior crise sanitária desde a Segunda Guerra Mundial, a crise do COVID-19, demandou em escala global um aumento significativo da demanda por minerais críticos, minerais estes, chaves para a transição tecnológica e mudança da base energética mundial.
Alavancada por Japão, China, União Europeia e Coréia do Norte, a demanda pelos minerais críticos é chave para o desenvolvimento tecnológico e para a futura transição energética para economias de baixo carbono. Entre os minerais críticos são listados cerca de 31 minerais, denominados como minerais críticos por não apresentarem substitutos a eles, sendo estes essenciais para o setor industrial.
Nesse cenário, o Brasil assume uma posição privilegiada, visto possuir contexto geológico favorável, e, para alguns minerais como nióbio e cobre já contar com a cadeia produtiva consolidada. Outros minerais como lítio, grafeno (grafite) e os elementos Terras Raras (ERR), encontram-se em estágio de desenvolvimento, com a criação de mercado. A grande maioria destes minerais, ainda requerem melhor conhecimento do seu potencial econômico, visto a necessidade de projetos e investimentos para a localização e avaliação desses recursos minerais no Brasil, visando a necessidade de geração e disponibilização de dados de pesquisa mineral voltados para o aproveitamento desses minerais por grandes, médios e pequenos mineradores.
O aumento da demanda por esses minerais depende diretamente da evolução tecnológica, com estimativas de crescimento em até 500% para alguns desses minerais em um futuro próximo. Neste contexto, o Brasil assume uma importante posição no fornecimento desses minerais para o mercado mundial, sendo uma importante oportunidade para melhorar o conhecimento dos recursos e reservas minerais nacionais, diversificação da cadeia produtiva, fortalecimento e crescimento das indústrias de transformação, e estimulo ao desenvolvimento de cadeias produtivas regionais, gerando empregos e riquezas.
A diversificação e regionalização da produção mineral brasileira, permite conter as oscilações de preços e ser resiliente aos choques e oscilações do mercado externo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da mineração no país.
A Chiavini e Santos - Mineração e Meio Ambiente, tem orgulho de fazer parte dessa história, contribuindo e auxiliando os mineradores, nas diferentes etapas, desde a pesquisa mineral, prospecção, avaliação e estimativas de recursos minerais e reservas, regularização e licenciamento, planejamento, desenvolvimento e fechamento da mina, auxiliando a mineração e a indústria mineral a gerar riqueza e prosperidade para o povo brasileiro, de forma sustentável e ambientalmente responsável.
-
Texto: Geóloga, MSc. e PhD em Geociências Grace Juliana G. de Oliveira