Laudo de Vegetação no Licenciamento Ambiental

Durante o licenciamento ambiental é de suma importância a caracterização da vegetação, seja para definir uma área de supressão, como para escolher uma área para compensação ambiental. O laudo de vegetação objetiva identificar as espécies de flora existentes no local, o estado em que a vegetação se encontra e sua classificação sucessional.

Cabe ao técnico responsável decidir qual a melhor metodologia de amostragem de acordo com as características da área e os objetivos do laudo de vegetação, ou então o que foi determinado em Termo de Referência.

Recentemente nossa equipe técnica fez um inventário florístico e fitossociológico de uma área de 16,09 hectares para um EIA/RIMA no município de Bom Sucesso de Itararé/SP. Neste tipo de estudo é feita uma amostragem por meio de parcelas de 10x10 m, onde toda a vegetação inserida na parcela é identificada. Além disso, são feitos caminhamentos em toda a área de intervenção de modo a ter uma ideia geral das espécies vegetais e do estágio sucessional da vegetação da área. São identificadas espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas, bromélias e epífitas. Durante esses caminhamentos são anotadas a variedade de espécies, quantidade de serapilheira, cobertura vegetal e demais fatores que auxiliem a caracterizar o estágio sucessional e a fitofisionomia da vegetação do local.

Com os dados coletados são gerados os seguintes parâmetros: Frequência absoluta (FA), Frequência relativa (FR), Densidade absoluta (DA), Densidade relativa (DR), Dominância absoluta (DoA), Dominância relativa (DoR), Índice de valor de cobertura (IVC), Índice de valor de importância (IVI), Índice de Diversidade e de Equabilidade e Curva espécies-áreas. Ademais, é produzida uma planta detalhada do uso do solo local.

Com isso, é possível caracterizar a área de intervenção e respaldar a compensação ambiental cabível, que pode ser por meio de:

  • Plantio de mudas para recuperação de área;
  • Preservação de vegetação nativa excedente;
  • Restauração Ecológica;
  • Projeto Nascentes.

A Chiavini & Santos possui expertise, por meio de sua equipe multidisciplinar, para ajudar o seu empreendimento na definição de metodologias e execução de serviços técnicos de flora, e em todo processo administrativo que envolve tais procedimentos.

Entre em contato conosco para pedir um orçamento gratuito.

Texto escrito por: Stephanie Klomann dos Santos