Inventário Florestal no Licenciamento Ambiental

A necessidade de se conhecer o estoque de madeira e a estrutura das florestas nativas com maior precisão, é de fundamental importância para escolha de critérios que melhor definem quais espécies podem ser manejadas ou quais florestas têm potencial para produção ou conservação. A principal ferramenta para se conhecer o estoque de madeira na floresta é o inventário florestal, que utiliza fundamentos de amostragem para estimar os parâmetros quantitativos, como volume e área basal, assim como os qualitativos, como qualidade de fustes e valoração de espécies.

Dessa maneira, é muito comum que os processos de licenciamento ambiental, possuam a exigência de levantamentos qualitativo e/ou quantitativos referentes a vegetação nativa contida na área do empreendimento que se pretende instalar.

É através do inventário florestal que se identifica possíveis espécies ameaçadas, espécies endêmicas ou aquelas que possuem grande valor ambiental para a região e necessitam de um manejo especial para sua conservação.

Durante a aplicação dos levantamentos, se investiga também a presença de indivíduos de valor econômico.

No Estado de São Paulo, para toda solicitação de supressão de vegetação nativa, se faz necessário a realização do inventário florestal algumas vezes também chamado de laudo de vegetação) para caracterização do estágio de regeneração, identificação das espécies de ocorrência e consequentemente, avaliação da importância do fragmento que se pretende suprimir para o ecossistema local.

Tais avaliações, servem para diagnosticar a viabilidade da supressão vegetal visando a instalação de empreendimentos. Dessa maneira, o inventário florestal pode revelar a viabilidade ou inviabilidade da instalação de empreendimentos específicos em determinadas áreas, dependendo da natureza de cada empreendimento e do seu grau de importância para população.

Tendo em vista a importância do inventário florestal no âmbito do licenciamento ambiental, é indispensável que esse trabalho seja realizado por profissionais experientes, com amplo conhecimento das dinâmicas florestais e a devida formação nas áreas biológicas ou agrárias.

Sendo assim, a Chiavini & Santos oferece, por meio de sua equipe de biólogos e engenheiros florestais, os serviços de levantamentos de vegetação com a utilização dos mecanismos de inventário florestal, pautada em cinco passos, sendo eles:

1 – Planejamento: É nessa etapa que se identifica o objetivo do licenciamento e se avalia uma prévia da viabilidade de instalação do empreendimento por meio de análise de informações georreferenciadas, legislação aplicável e dados secundários.

Nessa etapa, se mensura a metodologia a ser usada de acordo com a área e objetivo do inventário, equipe técnica, duração dos levantamentos, equipamentos e logística de campo.

2 – Levantamentos primários e secundários: Depois de completada a etapa anterior, o planejamento é colocado em prática in loco. Nesse momento, as equipes vão a campo e realizam as medições de altura, diâmetro (CAP – Circunferência a Altura do Peito e DAP – Diâmetro a Altura do Peito), quantificação dos indivíduos, identificação das espécies existentes e características gerais do fragmento.

Os resultados primários são comparados ainda com outros trabalhos existentes na bibliografia para validação de resultados e comparativos regionais.

Em São Paulo, para caracterização do estágio sucessional, se utiliza a resolução CONAMA 01 de 1994. Outras legislações pertinentes são aplicadas conforme objetivo do levantamento.

3 – Processamento de dados e elaboração do relatório: Após finalizado os levantamentos, se inicia o processamento de dados, onde as informações adquiridas em campo são utilizadas de maneira dinâmica para geração de tabelas, gráficos e análises estatísticas, que resultarão em uma caracterização precisa da área que se pretende suprimir.

A etapa de elaboração do relatório, conta ainda com uma análise criteriosa da legislação aplicável, contemplando as devidas compensações ambientais, planejamento do corte da vegetação, medidas preventivas voltadas à fauna que abriga o fragmento e as melhores soluções técnicas e tecnológicas visando viabilizar a supressão.

Dessa forma, a Chiavini & Santos, por meio de sua equipe técnica, oferece um diagnóstico completo da vegetação e sua viabilidade para supressão, por meio de um inventário florestal completo, realizado por profissionais qualificado e com grande experiência no seguimento.

Material elaborado pelo biólogo e consultor técnico na Chiavini & Santos, Marlon Silva.

Consultor Técnico na C&S, Biólogo Marlon Silva.

Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail projetos@chiaviniesantos.com ou do telefone (15) 3521-2699.

Siga-nos nas redes sociais para ficar informado das novidades dos setores de Mineração e Meio Ambiente!