Chiavini & Santos lidera grande estudo ambiental no Sudoeste Paulista

O projeto vai viabilizar a expansão de área de exploração de filito em Nova Campina (SP)

Obras ou atividades que envolvem alteração em áreas de mata atlântica só podem ser liberadas após um estudo prévio que aponte os possíveis impactos ambientais que podem ocorrer, bem como a implantação de programas para monitoramento e mitigação das ocorrências. É o caso de uma mineradora da cidade de Nova Campina (SP), que contratou a empresa Chiavini & Santos, que presta serviços de engenharia para mineração e meio ambiente a empresas de todo Brasil, para conduzir os estudos na área a ser explorada. O objetivo é a obtenção da licença prévia para ampliação de uma jazida de filito.

O trabalho será conduzido pela equipe multidisciplinar, que conta com diversos profissionais especializados. De acordo com Josué Santos, diretor da Chiavini & Santos e um dos especialistas que vai coordenar o projeto, este estudo é um dos mais completos e complexos que existem no âmbito ambiental: o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA).

Josué explica que, por se tratar de um estudo bastante abrangente, os trabalhos podem se estender em até um ano de duração. “Esse é um estudo que exige muito conhecimento técnico. Por ser tão abrangente, pode levar até um ano para ser concluído. Por exemplo, é preciso avaliar as condições de fauna e flora, em vários períodos do ano, de secas e de chuvas”, explica.

A equipe realizará uma análise detalhada dos recursos naturais, meio físico, biótico e até mesmo socioeconômico da área. “Esse estudo requer muita atenção, tendo em vista que devemos identificar os possíveis impactos causados pelo empreendimento. Esses impactos devem ser mitigados e compensados pelo empresário posteriormente. As atividades licenciadas por meio deste relatório que vamos elaborar devem destinar pelo menos 0,5% para essa compensação ambiental, como a criação de uma reserva de conservação”, explica.

O EIA/RIMA é composto por estudos abrangentes, tais como o levantamento de fauna e flora, o estudo arqueológico, espeleológico, paleontológico, socioeconômico, de geologia, pedologia, hidrologia, qualidade do ar, entre outros. Josué destaca também que, ao final dos estudos, a população é convidada para participar de audiência pública para esclarecimentos sobre como o empreendimento será gerido e quais são os benefícios para a comunidade em geral. O estudo vai viabilizar a ampliação de um empreendimento que continuará gerando arrecadação ao município, ao estado e diversos empregos diretos e indiretos.

A Chiavini & Santos possui equipe técnica multiprofissional e conta com engenheiros de minas, biólogos, arqueólogos, geólogos, entre outros. A elaboração de estudos com o EIA/RIMA é um dos serviços oferecidos pela empresa. O telefone para contato e mais informações é o (15) 3521-2699 e o e-mail contato@chiaviniesantos.com.