Cartografia é essencial para quase todas as solicitações frente à CETESB

Praticamente todo processo de licenciamento ambiental, a começar da Licença Prévia, concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento e que aprova sua localização e viabilidade, é fortemente dependente de informações cartográficas, sejam na forma de mapas ou coordenadas de localização, onde é possível obter a informação de qual é a localização do empreendimento e o alcance dos potenciais impactos ambientais a serem causados.

Os mapas são ferramentas de comunicação muito eficientes, sendo, de forma geral, criteriosamente analisados e muito utilizados pelos analistas ambientais dos órgãos licenciadores. É procedimento padrão que os analistas extraiam a informação cartográfica fornecida pelo empreendedor no processo de licenciamento e carreguem-na no GPS para fazer as vistorias, o que permite verificar em campo, com precisão, a veracidade das informações fornecidas e o contexto geográfico onde se insere o empreendimento.

Além disso, essa informação cartográfica deve seguir diversos padrões, como estar em escala adequada e referenciada ao Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, o SIRGAS2000, e também com todas as informações necessárias, apresentadas em um check-list ao gerar a solicitação.

Portanto, quanto mais precisos e coerentes os dados cartográficos apresentados, mais rápida é a análise feita pelo técnico, o que consequentemente garante uma celeridade no processo de licenciamento.

Por isso é muito importante contratar uma empresa especializada em Licenciamento Ambiental que possua profissionais contratados especificamente para a área de Cartografia, que é o caso da Chiavini & Santos, pois isso garante que o produto a ser apresentado para o órgão seja o de mais alta qualidade.

Os interessados em mais informações ou orçamentos podem entrar em contato por meio do e-mail contato@chiaviniesantos.com ou pelo telefone (15) 3521-2699.