A Importância da Cartografia para Projetos de Mineração e os três Softwares mais utilizados no mercado

Você sabia que a cada cinco projetos apresentados à Agência Nacional de Mineração – ANM (extinto DNPM), três destes sofrem algum tipo de exigência por conta de falta de informações referentes a cartografia?

Estas exigências muitas vezes além de onerar o andamento do processo minerário podem levar o mesmo até o indeferimento, fazendo com que o minerador perca todo o investimento feito.

É neste sentido que a cartografia ganha grande destaque quando nos referimos a agilidade e rapidez nas análises dos processos minerários. Pois uma cartografia executada com qualidade técnica é capaz de traduzir de forma clara e sucinta todo o conteúdo escrito do projeto. Isso faz com que sua análise seja de fácil entendimento e, obviamente, os tramites legais vão ocorrer de forma rápida e ágil (o que todo minerador precisa).

Entretanto, para que o produto cartográfico seja bem elaborado, além de precisarmos da experiência, habilidade e dedicação do profissional, é imprescindível o uso de softwares específicos para projetos de mineração e auxiliares.

Abaixo, estão listados 3 dos principais softwares mais conhecidos atualmente no mercado. Eles possuem um grande leque de ferramentas para os projetistas elaborarem um produto final de qualidade e profissional.

  • AutoCad – líder em usuários, muito utilizado em todos os ramos da engenharia, em especial na Engenharia Civil. Porém, ele também é amplamente utilizado em projetos de mineração. É um software muito completo, de fácil entendimento e bastante interativo. Na mineração podemos fazer projetos de malha de sondagem, perfis topográficos e de sondagem, análises 2D e 3D, projetos de infraestrutura como, planta de britagem, unidades de beneficiamento, plantas baixas de áreas construídas, dentre outras infinidades de aplicações.

 

  • Datamine – o melhor software e o mais utilizado para o planejamento de lavra de curto, médio e longo prazo. Um software que utiliza muito da tecnologia ao seu favor e, muitas vezes, considerado complexo. Por outro lado, é extremamente ágil e prático para projetos voltados para mineração. É possível realizar modelagem geológica 3D com alta precisão dos contatos e cubagem das jazidas, planejamento de frota, planejamento de plano de fogo e, muito utilizado em projetos protocolados frente à ANM, o projeto das cavas finais, peça essencial ao Plano de Aproveitamento Econômico. É um software incrível, com muitas outras incríveis possibilidades de execução.

 

  • ArcGis – simplesmente o maior e mais conhecido software de geoprocessamento do mundo. É utilizado em todos os ramos da engenharia, extremamente completo, considerado de complexidade média para os iniciantes. É um software que trabalha principalmente com o tratamento de informações geográficas. Em projetos de mineração para apresentação à ANM é amplamente utilizado, pois é a partir dele que toda informação gerada por outros softwares como Autocad e Datamine é organizada (conforme normas da ABNT) e apresentada. Com ele é possível realizar, georreferenciamento de cartas topográficas, plantas de situação com informações gerais da área (topografia, estradas, municípios, ferrovias, centros urbanos, pontos de referência, dentre outros) de onde o empreendimento minerário está localizado, mapas geológicos para estudos, plantas de uso e ocupação do solo, planta dos equipamentos utilizados na mina (tratando o projeto vindo do Autocad), planta da situação final das áreas de lavra após exauridas (tratando o projeto vindo do Datamine), planta dos perfis topográficos atuais e finais (Autocad), plantas de recuperação ambiental, dentre outras infinidades de funções e capacidades do software. Além de tudo, o ArcGis entrega um produto bonito aos olhos dos analistas, causando boas impressões dos projetistas.

A equipe da Chiavini & Santos possui profissionais amplamente treinados e especializados em cada um dos softwares descritos acima, com uma vasta experiência em cartografia para projetos de mineração.

Artigo elaborado por Rafael da Cruz Oliveira – Técnico em Mineração, especialista em Cartografia para Mineração e Meio Ambiente.

 

Rafael da Cruz Oliveira – Técnico em Mineração, Especialista em Cartografia para Mineração e Meio Ambiente.

  Download