Utilização do Drone como equipamento técnico preventivo à contaminação do Covid-19

Utilização do Drone como equipamento técnico preventivo à contaminação do Covid-19

As medidas de saúde pública em resposta à pandemia do COVID-19, introduziram o distanciamento social em todo o mundo, obrigando a maioria das pessoas a ficarem em confinamento. Por conta disso muitas empresas, em especial as consultorias, que necessitam realizar atividades de campo, vistorias, levantamentos para tomadas de decisões, dentre outras atividades que é necessário a exposição do profissional, vem tendo problemas para realização e desenvolvimento destes trabalhos.

A partir da necessidade da resolução destes problemas, os veículos aéreos não tripulados (VANT's), vem desempenhando um papel significativo. Os drones e a interpretação de seus produtos tem se destacado como uma das técnicas com amplo potencial de contribuição em diversos campos, em especial na área de mineração e meio ambiente, onde trazem inúmeros benefícios no desenvolvimento dos trabalhos de campo, como a agilidade, precisão e eficiência dos levantamentos de campo, sem aglomeração e exposição das pessoas.

São inúmeras as vantagens na utilização desta tecnologia,  como a resolução espacial, resolução temporal e a estereoscopia, sendo que essa última permite a visão tridimensional do terreno, podendo substituir as tradicionais aerofotos que nem sempre são de fácil acesso ou baixo custo, além de facilitar o entendimento para o mais diversos tipos de profissionais. Os principais produtos obtidos a partir do imageamento com o drone e pós processamento, são o Ortomosaico (junção de todas as fotos tiradas pelo drone com informações reais de posição geográfica), o MDS – Modelo Digital de Superfície (representação planialtimétrica da superfície da Terra, incluindo vegetação, objetos e edificações) e o MDT – Modelo Digital de Terreno (representação planialtimétrica da superfície da Terra, excluindo as interferências de vegetação, objetos e edificações) estes dois últimos fornecendo informações tridimensionais do terreno.

Munida de todos os cuidados necessários, a Chiavini e Santos, mesmo em época de pandemia, vem realizando vistorias técnicas, trabalhos de campo e todo tipo de levantamento necessário para seus clientes com a utilização do drone. A equipe possui corpo técnico especializado com pilotos de RPA's e profissionais com experiência em processamento e tratamento de imagens aéreas.

Entre em contato conosco!

 

Artigo escrito por: Rafael da Cruz Oliveira

Revisão: Reginaldo Chiavini

    Nome (Obrigatório)

    E-mail (Obrigatório)

    [recaptcha id:Contato class:Contato]