Chiavini & Santos lança nova tecnologia para apresentação de projetos

Projeto de DCE em 3D, visualizado através do aplicativo desenvolvido.

Nós da Chiavini & Santos, estamos modernizando a forma de apresentar mapas e projetos.

Uma ferramenta on-line começou a ser testada para facilitar a comunicação entre equipe técnica e clientes na hora da apresentação das demandas que envolvem mapas.

Rafael da Cruz Oliveira, técnico em mineração da empresa, atua diretamente no setor de geoprocessamento e cartografia e foi quem criou um aplicativo que realiza a leitura de mapas e o apresenta em realidade aumentada. Por meio de um smartphone, as imagens são captadas e apresentam com riqueza de detalhes todas as características do relevo, em três dimensões.

 

“Antes do aplicativo, os projetos eram apresentados em mapas 2D, em formato PDF ou até mesmo impresso. Fomos pesquisando ferramentas para

melhorar essas apresentações e foi assim que cheguei ao aplicativo. Ele é nada mais que a junção de várias tecnologias que já existiam. Eu apenas as organizei de maneira mais eficiente e personalizada para nossa necessidade”, explica.

 

A tecnologia passa a ser utilizada em casos como apresentação de resultados, levantamentos com drone, georeferenciamento, cálculo volumétrico, análise geotécnica, planejamento de lavra, entre outros.

 

Com o software, as apresentações dos projetos da Chiavini & Santos podem ser realizados em 3D, em realidade aumentada. Com o auxílio do aplicativo no celular, o mapa é escaneado e o cliente consegue observar o terreno com todas as características de relevo preservadas. “Os clientes ganham com a facilidade de poder observar o terreno exatamente da forma como eles são. Isso nos ajuda muito na tomada de decisões”, completa o autor da ferramenta.

Para conseguir entregar os produtos de forma diferenciada por meio do aplicativo, Rafael utilizou duas plataformas de criação de games, o Vuforia Engine e Unity. “Trabalhar com tecnologia virtual é um dos meus hobbies. Tudo foi desenvolvido dentro do período de um mês, porém, é uma ideia que ainda precisa ser amadurecida. Sei que é possível implantar muitas funções e melhorar ainda mais nosso trabalho”, adianta.

 

Realidade virtual x Realidade aumentada

Segundo Rafael, o próximo passo é melhorar a ferramenta e traze-la para o mundo da realidade virtual. “Em breve, nossos clientes poderão visitar suas áreas por meio dos óculos 3D, em tempo real. Poderão visualizar a mineração ou até mesmo a projeção da mina, mesmo que ela ainda não esteja em operação”, destaca.

“Este é um projeto que vai demandar muito estudo, mas estamos no caminho certo. Queremos, além de melhorar nosso serviço, colaborar com o desenvolvimento do setor da mineração”, finaliza. Rafael está iniciando a graduação em Engenharia de Software, uma faculdade voltada ao desenvolvimento de tecnologias virtuais.

Entre em contato conosco para saber mais da ferramenta e suas aplicações diretas ao seu negócio!