A Importância do Planejamento de Lavra

A Importância do Planejamento de Lavra

 

Em uma mineradora, o planejamento da lavra é visto como uma tarefa estratégica, cujo objetivo principal é assegurar uma produção em quantidade e qualidade adequada ao cronograma de produção do empreendimento minerário, visando ainda o melhor aproveitamento dos recursos minerais.

O planejamento pode ser elaborado considerando-se três fases: estratégico, tático e operacional. No planejamento estratégico, o objetivo é determinar metas para um futuro mais distante. Já no planejamento tático, geralmente as ações são planejadas para um cenário de até um ano, enquanto o operacional, dependendo do porte da jazida, pode compreender a programação bimestral, mensal ou até diária.

Para que o planejamento de lavra ocorra de forma estratégica em relação às expectativas da empresa, é necessário o amplo conhecimento das disposições das reservas minerais, sua quantidade e qualidade, a fim de proporcionar o aproveitamento sustentável da jazida. Um projeto bem elaborado e com informações consistentes, pode resultar até mesmo em um incremento significativo da vida útil da mina, além de assegurar  a competitividade da empresa do mercado.

O planejamento de lavra é um investimento inteligente e estratégico para qualquer Empresa de Mineração, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte.

Um exemplo de planejamento de lavra bem feito é o Projeto tridimensional do sequenciamento de lavra elaborado pela Chiavini & Santos utilizando o Software Datamine, cenários realistas que asseguram a produção em quantidades e qualidades adequadas ao empreendimento.

A Chiavini & Santos possui equipe técnica capacitada e apta para atender a sua demanda. Entre em contato conosco!

  Download